Celastraceae

Tontelea leptophylla A.C. Sm.

LC

EOO:

218.719,991 Km2

AOO:

60,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Biral e Lombardi, 2020), com distribuição: no estado da Bahia — no município Jequié —, no estado de Minas Gerais — nos municípios Caratinga, Coronel Pacheco, Descoberto, Juiz de Fora e Pedra Dourada —, no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Cachoeiras de Macacu, Macaé, Nova Friburgo, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro —, e no estado de São Paulo — no município São Paulo.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2021
Avaliador: Eduardo Amorim
Revisor: Lucas Arguello Aragão
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie apresenta uma distribuição em diversos municípios na Floresta Atlântica, em diferentes fitofisionomias. Com um extenso EOO= 185604km², mais de 10 situações de ameaças e registros em Unidades de Conservação, Tontelea leptophylla foi considerada como Menor Preocupação (LC) neste momento. Demandando assim, ações de pesquisa (tendências e números populacionais) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua perpetuação na natureza no futuro.

Possivelmente extinta? Não
Histórico:
Ano da valiação Categoria
2012 LC

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Brittonia 3(3), 471, 1940. É reconhecida por apresentar inflorescências em panícula tirsoides, flores com sépalas semiorbiculares, pétalas obovadas, disco contínuo e cupuliforme, presença de estilete, três estigmas evidentes e frutos drupas (Milward-de-Azevedo et al., 2006). Popularmente conhecida como cascudinha; castanha-mineira; chipotó e Bacupari (Smith, 1940; Biral e Lombardi, 2020).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Tempo de geração:

Detalhes: range 60 /180
Justificativa:

Segundo as informações fornecidas pelo especialista, o tempo de geração estimado para esta espécie é de 5 – 15 anos (L.Biral com. pess. 2021).

Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore, de altura máxima não registrada. Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Biral e Lombardi, 2020).
Referências:
  1. Biral, L., Lombardi, J.A. 2020. Celastraceae. Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB6800 (acesso em 08 de julho de 2021)

Reprodução:

Detalhes: Milward-de-Azevedo et al. (2006) coletaram a espécie em flor nos meses de janeiro, outubro e novembro, e fruto em março.
Fenologia: flowering (Jan~Nov), fruiting (Jul~undefined)
Referências:
  1. Milward-de-Azevedo, M.A., Valente, M.D.C., Marquete, R., 2006. Hippocrateaceae da mata de encosta do jardim botânico do Rio de Janeiro e arredores, Rio de Janeiro, RJ. Arq. do Mus. Nac. 64, 3–10.

Ações de conservação (3):

Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que poderão ser contemplados por Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território PAT São Paulo - 20 (SP), Território Rio de Janeiro - 32 (RJ).
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca, Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima e Reserva Biológica do Tinguá.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.